Salve! Há pouco tempo atrás assisti dois filmes dos anos setenta que eu a d o r e i: Laranja Mecânica (do Stanley Kubrick) e Um Dia de Cão (com o Al Pacino). Ambos são ambientados dos anos 70 e trazem a estética da época que eu, particularmente, gosto muito.
Sem entrarmos na história, mas falando sobre a estética para quem curte. Embora Laranja Mecânica traga uma distopia futurista, o cenário traz elementos que remetem a década, como é o exemplo do apartamento do protagonista.
Paleta com cores vibrantes e estampa geométrica eram elementos da época. Além disso, o figurino da mãe do protagonista também corrobora, pois as botas de cano alto (sobretudo em vermelho) e vestidos curtos e estruturados também eram comuns.

Além disso, outro cenário que vimos no filme é a representação do retrofuturismo: o futuro imaginado por outras épocas. Paredes contínuas e sem ornamentação que simbolizam o progresso, uso do branco com cores saturadas que representam esta ideia pop-futurista, uso do plástico. Sem contar no figurino que é como um uniforme do futuro, uma representação gráfica.

Já em Um Dia de Cão traz a década de 70 em New York, com um cenário realista, cru e que rejeita o glamour. Barulho, o tecido amassado, o figurino do cotidiano improvisado.

Ambos os filmes são clássicos e ÓTIMOS! Para quem ama cenografia e gosta destes detalhes. O filme Laranja Mecânica é interessantíssimo e Um Dia de Cão é baseado numa história real. Assistam :)
Un abbbracccionnne, Bianca.
0 comentários